quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE


A juventude tem um papel primordial na transformação social e na promoção de idéias fundamentais para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Reconhecndo isso é a ONU no dia 12 de agosto, dará início o Ano Internacional da Juventude, com o objetivo de incentivar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade. O tema deste Ano Internaciona da Juventude é "Diálogo e entendimento mútuo".
Os objetivos são amplos, e mostram algo importante: se, de um lado, a juventude precisa ser vista com atenção, pois é a principal vítima dos problemas sociais e da falta de perspectivas da sociedade moderna; do outro, a juventude precisa ser ouvida e entendida como protagonista na mudança desse quadro.
Segundo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande, este ano dedicado à juventude é uma ocasião oportuna para a Igreja Católica incrementar a opção pela juventude, provocar mais diálogo com os jovens e melhorar as relações afetivas com eles. Diz o bispo em seu artigo lançado por ocasião do ano internacional da juventude: "Os jovens necessitam perceber que os amamos de fato e que a Igreja - como mãe - está pronta para um melhor entendimento mútuo em vista dos valores humanos, fortalecimento das comunidades, melhoria da sociedade". O bispo disse ainda que é preciso incentivar o diálogo com a juventude em dois campos: entre o jovem e o mundo adulto, e entre o jovem e a realidade do mundo - a relaçao com as problemáticas como a miséria, a violência e a questão ecológica. "Este Ano Internacional é um comunicado para que os adultos da Igreja (leigos, clero e religiosos) se aproximem dos jovens e para que os jovens não tenham medo de se aproximar dos adultos e asim criarmos uma unidade maior".
Por tanto, aproveitemos ao máximo a oportunidade que este Ano Internacional nos proporciona para refletirmos e discutirmos melhor estas questões.
Carlos Adalberto

Nenhum comentário: